NEWSLETTER - Nº 10

MAIO 2015

PT

EN

EDITORIAL

EDITORIAL

No dia 26 de março de 2015 realizou-se a Assembleia-Geral da Quaternaire Portugal, a primeira após a reorganização do capital social da empresa, designadamente com a entrada da Intersismet, nosso parceiro das atividades de internacionalização, como acionista representativo.

Para além de se assinalar um novo formato de edição do Relatório de Contas (2014), o qual anuncia uma nova imagem comunicacional para a empresa, a Assembleia-Geral aprovou por unanimidade o novo modelo de governação, que aproxima as estruturas de gestão e de poder acionário. Este modelo reflete, no Conselho de Administração, a nova estrutura acionista.

 

Com este novo modelo de governação espera-se que no quadriénio em curso, que decorrerá até 2017, a empresa concretize a estratégia de crescimento delineada, combinando o seu reconhecimento no mercado interno com o alargamento sustentado da sua participação no mercado externo.

Relatório de Contas (2014)

António Manuel Figueiredo

Presidente do Conselho de Administração

ATIVIDADE DA QUATERNAIRE PORTUGAL

O primeiro trimestre de 2015, marcado pela transição entre dois períodos de programação de fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), correspondeu a uma fase de intensa atividade na empresa.

 

Em termos de concretização de projetos para o mercado, essa atividade traduziu-se em três dimensões: o acompanhamento do novo quadro regulamentar e programático dos FEEI; a definição e aperfeiçoamento de novos produtos, ou de adaptação de produtos já consolidados ao novo quadro de políticas públicas; e o desenvolvimento de ações de comunicação junto de potenciais clientes, no sentido de demonstrar a oportunidade e a qualidade do nosso trabalho. Estas atividades, naturalmente, coexistiram com o encerramento ou a continuação de projetos já em curso.

 

Ao nível internacional, para além da continuação dos trabalhos em curso para Angola e para Timor-Leste, a Quaternaire Portugal iniciou uma nova frente de trabalho no mercado de Cabo Verde, nomeadamente para o Ministério das Infraestruturas e Economia do Mar.

 

Nesta edição da newsletter procuramos transmitir os elementos fundamentais dessa atividade, que teve manifestações distintas para cada uma das áreas de trabalho da empresa.

AVALIAÇÃO

No último trimestre de 2014 concluiu-se um intenso período de participação da Quaternaire Portugal no ciclo de avaliações ex-ante do Portugal 2020.

 

A empresa teve intervenção destacada nesse processo, assumindo os trabalhos de avaliação ex-ante e de avaliação ambiental estratégica (esta última em colaboração com a Simbiente) dos Programas Operacionais Regionais do Centro e do Alentejo 2014-2020 e de avaliação ex-ante do Programa Operacional Temático do Capital Humano. Praticamente em simultâneo, concluíram-se também os trabalhos de avaliação intercalar do Programa Operacional Regional ON 2 – O Novo Norte 2007-2013 e avaliação ex-post do projeto Quadrilátero Urbano (Braga, Barcelos, Guimarães, Vila Nova de Famalicão), apoiado pelo ON2 2007-2013.

 

Esta atividade prolongou-se no início de 2015, estando em vias de conclusão os trabalhos de avaliação ex-ante da aplicação de instrumentos financeiros às áreas da intervenção social (inovação social; microempreendedorismo e apoio à criação do próprio emprego; e apoios de crédito a estudantes do ensino superior) e a avaliação ex-post do programa de formação-ação DINAMIZAR, promovido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

 

Tal como acontece regularmente com o ciclo de avaliação de intervenções cofinanciadas pelos FEEI, entre o período das avaliações ex-ante e as avaliações intercalares do novo período de programação decorrerá um espaço de tempo que a Quaternaire Portugal utiliza, normalmente, para investimentos metodológicos e de formalização de experiência. É essa orientação que antecipamos para o ano de 2015.

CULTURA

Na área da cultura, a Quaternaire Portugal tem mantido um envolvimento no mercado relativamente diverso e com presenças em diferentes espaços territoriais.

Como divulgámos recentemente de forma detalhada (newsletter temática de março 2015), a empresa tem desenvolvido trabalhos associados às várias fases do que poderemos considerar a “cadeia de valor” do setor das atividades culturais:

 

- Estudo e proteção

- Preservação e valorização

- Interpretação e difusão-disseminação

- Acessibilidade e uso

 

Desde há cerca de um ano, a equipa da Quaternaire Portugal tem ocupado uma parte significativa da sua atividade no desenvolvimento de trabalhos associados ao Património Mundial.

Para além do processo de candidatura da paisagem cultural do Montado, que consiste na preparação do Plano de Gestão e do Dossier de Candidatura, a empresa concluiu recentemente os “Estudos técnicos para a fundamentação do Valor Universal Excecional do Sítio de Marvão”. Paralelamente, e numa ótica que procura abordar as estratégias de produto turístico dos Bens Património da Humanidade, a Quaternaire Portugal foi parceira no âmbito do projeto europeu EuHeritage Tour e está a desenvolver um “Plano Operacional de suporte ao desenvolvimento e dinamização do Produto - Património da Humanidade no Alentejo”, fundamentalmente centrado nas cidades de Évora e Elvas, com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

 

Ainda no âmbito do património cultural, mas, neste caso, centrado na certificação do património, a empresa está a desenvolver o projeto de “Certificação de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico”, no seguimento de outros trabalhos que têm sido desenvolvidas com os promotores da Rota do Românico (experiência reconhecida nacional e internacionalmente). Mais recentemente, a Quaternaire Portugal, iniciou uma colaboração com o Atelier 15 Arquitectura para o “Estudo de Valorização de Bens Patrimoniais da Águas do Porto, EM”.

 

Por último, duas referências a trabalhos concluídos recentemente. O primeiro consistiu na elaboração de um conjunto de publicações sobre o Navio-Hospital Gil Eannes (Viana do Castelo): um dossier de apoio à visita, um pequeno catálogo – “Vista Longitudinal” da exposição e uma publicação institucional, “Gil Eannes, Uma História com Futuro”, todas lançadas pela Fundação Gil Eannes no início deste ano. O segundo foi uma proposta de programa para um “Evento internacional do Quadrilátero - Contaminações in the edge”, realizado para a Associação de Municípios Quadrilátero.

Marvão
Livro “Gil Eannes, Uma História com Futuro”

EMPREGO, COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Uma significativa parte da atividade da empresa, neste domínio, tem sido dirigida ao desenvolvimento e conclusão de importantes trabalhos iniciados em 2014, incluindo a participação em diversos eventos públicos de carácter técnico.

Referimos, fundamentalmente, o estudo “Programa Estratégico de Formação para o Comércio e Serviços (2014 - 2020)”, realizado para a Confederação do Comércio e Serviços (CCP), que desenvolve um diagnóstico prospetivo da evolução das competências no setor e procura identificar apostas estratégicas para política de formação setorial. Ao mesmo tempo, são disponibilizados um conjunto de referenciais de qualificação que procuram apoiar a renovação da oferta de formação inicial e continua em domínios-chave para a intervenção de âmbito setorial participada e coordenada pela CCP. Este estudo foi apresentado publicamente no dia 21 de abril de 2015.

 

Ainda no âmbito das estratégias de formação profissional foi concluído (e será apresentado publicamente no dia 29 de abril) o estudo “Novas competências para a capacitação das PME”, realizado para a Confederação da Agricultura de Portugal, que desenvolve uma abordagem aos domínios de competências e áreas de formação a privilegiar no âmbito das estratégias de formação que mais especificamente se dirigem à capacitação das PME do setor. Espera-se que este estudo possa dar um contributo no sentido de afinar a intervenção coordenada no domínio dos programas de formação-ação.

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

O planeamento estratégico é uma área de trabalho de espectro alargado, cruzando-se, do ponto de vista temático e metodológico, com a generalidade das intervenções da Quaternaire Portugal, mas sobretudo com as políticas urbanas e o planeamento territorial.

Nos últimos meses, a atividade da empresa tem, em grande medida, sido centrada no apoio às comunidades intermunicipais do Cávado, do Alentejo Central e do Algarve, na preparação dos seus planos estratégicos e de ação para o período 2014-2020, que assumiram o formato de estratégias integradas de desenvolvimento territorial, todas já aprovadas pelas autoridades competentes. Nos casos do Cávado e do Alentejo Central, os trabalhos têm atualmente continuidade através da elaboração dos pactos para o desenvolvimento e a coesão territorial, que serão a base de contratualização de investimentos territoriais integrados com as autoridades de gestão dos diversos programas operacionais.

 

Também noutro dos modelos de territorialização das intervenções previstas no acordo de parceria entre Portugal e a União Europeia, o desenvolvimento local de base comunitária, a Quaternaire Portugal foi o parceiro escolhido pela Agência de Desenvolvimento do Alto Tâmega (ADRAT) para apoiar tecnicamente as parcerias responsáveis pelas estratégias de desenvolvimento local de natureza rural para o Alto Tâmega e de natureza urbana para a cidade de Chaves, integrando financiamentos do FEDER, FSE e FEADER. Trata-se de projetos desenvolvidos através de uma metodologia com grande intensidade de participação de agentes locais, designadamente através de sessões de trabalho que continuarão a realizar-se ao longo das próximas semanas.

 

À escala municipal, está em fase de arranque a elaboração do Plano Estratégico de Loulé, que mobilizará uma equipa da Quaternaire Portugal durante cerca de um semestre.

 

Para além do planeamento estratégico de âmbito territorial, destacamos alguns projetos de natureza setorial. Referimo-nos a um estudo para a Associação das Empresas de Vinho do Porto, que atualiza outro trabalho realizado há alguns anos sobre os vinhos do Porto e do Douro, ao plano estratégico para a Aguardente DOC Lourinhã, destinado ao Município da Lourinhã, e a atualização do Plano Estratégico para o Turismo de Mafra, que também tem como entidade destinatária o respetivo Município. Em fase de conclusão está o projeto de monitorização e promoção de espaços de acolhimento empresarial na comunidade intermunicipal do Douro, realizado em parceria com a empresa Geodouro.

Mafra

PLANEAMENTO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

No primeiro trimestre de 2015, a atividade nesta área de trabalho centrou-se, sobretudo, na continuação de projetos em curso, sendo de assinalar, em termos do mercado nacional, a conclusão dos trabalhos técnicos de dois planos diretores municipais, nomeadamente o das Lajes do Pico e o da Lourinhã.

Realizou-se, neste período, a discussão pública do plano diretor municipal das Lajes do Pico, envolvendo a participação da Quaternaire Portugal em várias sessões públicas, participação em entrevistas na radio e jornal local, e foi emitido o parecer final do plano diretor municipal da Lourinhã.

 

No mercado internacional, destaca-se a conclusão da 2ª fase (proposta preliminar) dos trabalhos relativos aos planos diretores municipais de Chitato e do Cambulo, municípios localizados na Província da Lunda Norte, em Angola. Regista-se também o envolvimento da Quaternaire Portugal num conjunto de seminários e reuniões técnicas em Timor-Leste, de apresentação e discussão do projeto em curso, relativo à elaboração da legislação do planeamento territorial, da legislação da política de habitação e povoamento e do plano nacional de ordenamento do território. Teve, entretanto, início um novo projeto em Cabo Verde, para preparação da legislação de suporte à elaboração e implementação dos planos de ordenamento da orla costeira, que ficará concluído em junho do corrente ano.

Lajes do Pico
Lourinhã

PROJETOS E POLÍTICAS URBANAS

A Quaternaire Portugal tem mantido uma atividade regular de consultoria na área da reabilitação e da regeneração urbanas, particularmente, desde a criação das primeiras Sociedades de Reabilitação Urbana, no Porto e em Lisboa. No âmbito do anterior período de programação dos Fundos Estruturais, a empresa preparou um conjunto alargado de candidaturas aos instrumentos das Parcerias para a Regeneração Urbana e das Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação. No âmbito já do novo quadro legal da reabilitação urbana, a empresa desenvolveu alguns trabalhos de delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana e de elaboração dos respetivos Programas Estratégicos (PERU) (em parceria com a SOPSEC, SA e com o Rui Mealha, Arquitetos Lda.) e têm em curso os PERU da Maia, de Vila Nova de Famalicão e de Matosinhos e Leça da Palmeira. Está também a desenvolver os trabalhos da Estratégia de reabilitação urbana do concelho de Arouca e do Programa de desenvolvimento de Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira).

 

As oportunidades, abertas pelo PORTUGAL 2020, para as políticas urbanas perspetivam uma nova fase de trabalho para a equipa da Quaternaire Portugal. Nessa medida, a empresa investiu na preparação de metodologias adequadas aos novos instrumentos da qualificação do ambiente urbano e da regeneração urbana, nomeadamente, os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano sustentável, os Planos de Ação para a Regeneração Urbana e os Planos de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.

V. N. Famalicão

ATIVIDADE

PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO NA ATIVAÇÃO DOS DESEMPREGADOS MAIS VELHOS - AEP

Está disponível para leitura o sumário executivo de um estudo da Quaternaire Portugal, realizado para a Associação Empresarial de Portugal, que procura contribuir para melhorar a qualidade das respostas de educação e formação na promoção da empregabilidade e da inserção profissional dos desempregados mais velhos. Pretende também tornar mais visíveis as questões do envelhecimento no quadro geral do fenómeno do desemprego. Consulte o trabalho aqui.

POLÍTICAS CULTURAIS LOCAIS: CONTRIBUTOS PARA UM MODELO DE ANÁLISE

Acaba de ser publicado o número 78 da revista “Sociologia, Problemas e Práticas” (editada pelo ISCTE-IUL / CIES-IUL), que inclui um artigo assinado em coautoria por Elisa Pérez Babo (Quaternaire Portugal), Augusto Santos Silva (Faculdade de Economia da Universidade do Porto / Instituto de Sociologia, Universidade do Porto) e Paula Guerra (Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Instituto de Sociologia, Universidade do Porto).

 

O objetivo do artigo é propor um modelo de análise das políticas culturais locais adaptado à realidade portuguesa. Parte da ideia de que uma combinação das perspetivas da sociologia e da economia (assim como a consideração do contributo da geografia) constitui o melhor enquadramento para tal análise. E procura contribuir para o aprofundamento dos estudos empíricos, através do desenho de um modelo que possa ser sistematicamente aplicado, com as especificações requeridas caso a caso. Este modelo também poderá ser útil para o desenvolvimento das políticas públicas para a cultura, na medida em que oferece um quadro para a interpretação do processo de tomada de decisão, da aplicação prática e dos resultados obtidos com essas políticas.

 

A revista já está disponível online e o artigo pode ser obtido aqui.

DESTAQUE

2014: UMA ETAPA DE APRENDIZAGEM OU UM ANO DE CRUZEIRO NO MERCADO INTERNACIONAL?

As experiências do passado, algo dispersas, de trabalho em contextos internacionais, foram substituídas pela aposta numa estratégia mais consistente de angariação nesses mercados, que se traduziu na presença regular da Quaternaire Portugal no exterior, sobretudo nos países lusófonos de África e em Timor-Leste.

Em parte sustentada na parceria com a Intersismet, os trabalhos realizados para clientes ou territórios externos representaram praticamente 30% da produção da empresa no ano de 2014, e os contactos ou a apresentação de propostas (muitas das quais ainda em apreciação) multiplicaram-se.

 

Neste âmbito, assinalamos a conclusão, ainda no primeiro trimestre do ano, dos Planos de Desenvolvimento Provinciais da Lunda Norte e da Lunda Sul e o arranque de alguns planos diretores municipais em Angola, bem como a fase de maior intensidade nos trabalhos para Timor-Leste, agora em processo de concertação e discussão pública.

 

Também devemos destacar o projeto de avaliação do Programa de Cooperação para a Capacitação dos Laboratórios de Engenharia Civil dos PALOP, realizado para o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, que em grande parte foi realizado através de missões de terreno nestes países africanos, e o início dos trabalhos de apoio técnico à Agência Marítima e Portuária de Cabo Verde na preparação de um diploma legal que regule a elaboração e a implementação de planos de ordenamento da orla costeira.

 

Para além destes projetos, a Quaternaire Portugal efetuou algumas missões pontuais, de natureza técnica ou comercial, e apresentou propostas de alguma complexidade e dimensão financeira significativa em Cabo Verde, Timor-Leste e Moçambique, na sua maioria ainda sem decisão final pelas entidades contratantes.

 

Esta atividade intensa no mercado lusófono teve como contrapartida que a aposta no mercado europeu foi muito pouco representativa, limitando-se ao encerramento formal de alguns projetos e à participação em pequenas subcontratações, sem expressão financeira. Neste caso, a estratégia definida consiste em aprofundar o ganho de experiência, através da integração em redes de cooperação ao nível europeu, que permitam fidelizar parcerias e disseminar as competências da empresa. A participação num consórcio europeu que, recentemente, candidatou um projeto de formação no domínio das smart cities a um programa comunitário é um exemplo dessa estratégia.

 

Perspetiva-se alguma incerteza, e mesmo quebra, nos mercados internacionais, com destaque para aqueles em que a atividade da empresa foi mais dinâmica. São conhecidas as consequências da baixa do preço do petróleo nas economias de Angola e Timor-Leste, neste caso ainda com a particularidade de viver um momento de transição ao nível governamental. Por isso, e de uma forma realista (tendo também em conta que o novo período de programação dos FEEI abre novas oportunidades no mercado nacional e europeu), o orçamento da empresa prevê, para 2015, um recuo do peso do mercado dos países lusófonos – o que não significa, esperamos, um recuo do volume de negócios aí conquistado.

Timor-Leste

NOTÍCIAS

TER ESTADO: FUNDOS ESTRUTURAIS E INVESTIMENTOS – INSTITUTO DA DEFESAS NACIONAL

O Instituto da Defesa Nacional está a organizar um ciclo um ciclo de mesas redondas especializadas e de debates públicos descentralizados, sob o lema “Ter Estado”, com o objetivo produzir informação e reflexão relevante sobre as diversas áreas das políticas públicas e o papel do Estado no século XXI.

No dia 7 de janeiro de 2015, António Figueiredo e Elisa Pérez Babo, da administração da Quaternaire Portugal, participaram numa mesa redonda integrada neste ciclo, subordinada ao tema dos Fundos Estruturais e Investimentos.

AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA CIVIL DOS PALOP – CAMÕES, ICL

Em fevereiro de 2015 realizou-se, em Lisboa, a XXX Reunião Ordinária de Pontos Focais de Cooperação da CPLP, onde Artur Costa e Lurdes Macedo, representando a Quaternaire Portugal, apresentaram aos delegados de todos os países que integram esta organização internacional as conclusões e recomendações do estudo de avaliação do Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia Civil dos PALOP.

ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO PROFISSIONAL - ANQEP

No dia 25 de março de 2015, na Exponor – Leça da Palmeira, realizou-se um seminário sobre estratégias de qualificação para os profissionais do ensino profissional. Paulo Feliciano e Leonor Rocha, da Quaternaire Portugal, apresentaram a visão para Portugal, em confronto com os casos de Espanha e da Alemanha. O seminário foi promovido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

SISTEMA DE ANTECIPAÇÃO DE NECESSIDADES DE QUALIFICAÇÃO - ANQEP

Os resultados já disponíveis dos trabalhos para a criação do SANQ (sistema de antecipação de necessidades de qualificação), que a Quaternaire Portugal realizou para a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP, têm sido objeto de notícias na imprensa, e até alguma polémica.

 

O SANQ é um sistema de identificação de necessidades de qualificações e de indicação de áreas e saídas profissionais prioritárias para a rede de educação e formação que irá permitir orientações para a definição da rede de ofertas formativas, bem como para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações. O objetivo é suportar o desenvolvimento do processo de planeamento da rede de ofertas e fornecer informação de apoio a outros processos de planeamento e gestão de estratégias de desenvolvimento de competências, ao longo do período do Quadro Estratégico Comum (QEC), de 2014 a 2020, e em linha com a Estratégia Europa 2020.

 

Pode consultar resultados e acompanhar o aprofundamento dos trabalhos aqui.

POLITICAS ATIVAS DE EMPREGO, SERVIÇOS PÚBLICOS DE EMPREGO E TRIPARTISMO – IPPS/ISCTE/UGT

A Quaternaire Portugal participou na conferência Politicas Ativas de Emprego, Serviços Públicos de Emprego e Tripartismo, promovida conjuntamente pelo IPPS-IUL, pelo ISCTE-IUL e pela UGT (Lisboa, 10 e 11 de abril de 2015). Neste encontro debateram-se temáticas como metodologias, inovações e desafios na seleção de pessoal, tendências e problemas da orientação profissional, politicas ativas de emprego, qualificação profissional, serviços públicos de emprego e sistema de educação e inovação. Paulo Feliciano foi um dos oradores convidados para o painel no painel sobre qualificação profissional, serviços e sistema de educação e inovação.

 

O programa completo da conferência pode ser consultado aqui.

Download PDF Newsletter

A Quaternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento SA foi criada em 1990 e presta serviços diversificados nos domínios da avaliação, da cultura, do emprego, competências e formação profissional, do planeamento e ordenamento do território, do planeamento estratégico, das políticas urbanas.

 

Organizada em torno de uma abordagem multidisciplinar e integrada ao desenvolvimento de territórios e à capacitação de organizações privadas e públicas, a Quaternaire Portugal privilegia a conceção de soluções à medida das necessidades específicas de clientes e a produção e a difusão de conhecimento estratégico pertinente.

 

Tem uma rede de acionistas com experiência profissional e curriculum científico prestigiados nacional e internacionalmente e um corpo regular e flexível de consultores externos em domínios de consultoria muito diversificada que completam e interagem com uma equipa interna permanente pluridisciplinar e com crescente qualificação.

--

Matosinhos

Rua Tomás Ribeiro, 412 – 2o

4450-295 Matosinhos Portugal

Tel (+351) 229 399 150

Fax (+351) 229 399 159

 

--

Lisboa

Av. 5 de Outubro, 77 – 6oEsq

1050-049 Lisboa Portugal

Tel (+351) 213 513 200

Fax (+351) 213 513 201

 

© Copyright Quaternaire Portugal. Todos os Direitos Reservados.