NEWSLETTER - Nº 11

NOVEMBRO 2015

PT

EN

EDITORIAL

EDITORIAL

1. A Quaternaire Portugal participa, a diversos níveis, na preparação da intervenção dos FEEI em Portugal no período de programação 2014-2020. Essa participação concretizou-se, inicialmente, na realização de diversos estudos de avaliação ex-ante, designadamente dos Programas Operacionais Regionais do Alentejo e do Centro, do PO Temático do Capital Humano e, mais recentemente, do Instrumento Financeiro para a Política Social.

Nos últimos meses, foi no quadro das chamadas Abordagens Integradas de Desenvolvimento Territorial que a atividade da empresa foi mais intensa. Tendo em consideração a relevância da dimensão territorial da Política de Coesão da União Europeia, estas abordagens são significativamente valorizadas como modelo de promoção do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

 

À escala regional, a Quaternaire Portugal participou nos trabalhos de preparação de ITI – Investimentos Territoriais Integrados, nomeadamente na preparação das Estratégias Integradas de Desenvolvimento Territorial das NUTS 3 Cávado, Alentejo Central e Algarve, bem como na posterior conceção e negociação dos correspondentes Pactos para a Coesão e Desenvolvimento Territorial. Este processo está atualmente em fase de conclusão, com a negociação dos respetivos contratos de financiamento e delegação de competências de gestão.

 

A Quaternaire Portugal participou igualmente na preparação de outro tipo de estratégia territorial, o Desenvolvimento Local de Base Comunitária, colaborando com a ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega na preparação da DLBC rural do Alto Tâmega, recentemente aprovado.

 

Finalmente, concretizando as figuras de territorialização designadas como Ações Integradas de Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Quaternaire Portugal desenvolveu um intenso esforço de colaboração com diversos Municípios (Braga, Guimarães, Famalicão, Santo Tirso, Matosinhos, Porto, Arouca e Mangualde) na preparação dos respetivos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, cujo processo de aprovação e negociação está atualmente a decorrer.

 

Embora não seja ainda claro se estamos perante um instrumento de política pública com forte disseminação nas estratégias futuras das Comunidades Intermunicipais (CIM), a Quaternaire Portugal desenvolveu uma metodologia de animação e assistência técnica para os Pactos para a Empregabilidade. O tema da empregabilidade tem no Portugal 2020 inúmeros instrumentos de política publica de aplicação descentralizada e territorializada. As CIM intervêm em territórios que podem ser considerados unidades pertinentes para a animação e desenvolvimento de projetos de cooperação institucional focados no matching entre oferta de qualificações e procura das mesmas por parte das empresas, que as percecionam do ponto de vista das competências que pretendem mobilizar. A Quaternaire Portugal está a desenvolver para a CIM do Cávado um trabalho experimental nessa matéria, sobre o qual futuras newletters darão conta dos resultados obtidos.

2. Estando este ciclo de planeamento praticamente encerrado, pode considerar-se que se entra no período de concretização do Portugal 2020, especialmente no que se refere à execução de operações públicas. Nesta fase, outras preocupações ganham relevância, relacionadas com a eficácia e a eficiência na obtenção dos resultados e das metas fixadas.

Nesse quadro, perspetivam-se diversos domínios em que a Quaternaire Portugal entende ter competência e capacidade para apoiar as diversas instituições, públicas ou privadas, na preparação e implementação dos seus projetos.

 

Desde logo, realça-se todo o domínio de consultoria relacionado com a monitorização e a avaliação, tanto ao nível dos programas de ação como de projetos individuais. A capacidade de resposta da Quaternaire Portugal assenta no cruzamento dos recursos dos domínios de expertise em avaliação com os de natureza mais setorial, permitindo definir sistemas de acompanhamento ou monitorização, bem como atividades de avaliação externa e independente, adequados a uma gama alargada de tipologias de operações.

 

Mas a programação, que privilegia a focagem em resultados, implica também uma rigorosa conceção, montagem e gestão de projetos, pelo que a consultoria em engenharia de projeto assume grande relevância no apoio que uma consultora como a Quaternaire Portugal pode prestar aos seus clientes. Esta intervenção vem na linha, aliás, da sua experiência, recente ou histórica, e de forma isolada ou em articulação com consultores e organizações associadas. Incluímos neste domínio as questões relacionadas com a programação funcional e definição de conteúdos, o planeamento de todo o ciclo de projeto, a montagem de parcerias para a promoção e a gestão, a análise de viabilidade e sustentabilidade, a comunicação, os modelos de gestão e financiamento, etc.

 

A Quaternaire Portugal está preparada para responder a estes desafios, esperando, mais uma vez, contribuir para a qualidade das intervenções através de uma postura que ultrapassa a de simples consultora e se assume como parceira dos promotores de projetos, os nossos clientes.

ATIVIDADE DA QUATERNAIRE PORTUGAL

AVALIAÇÃO

Uma das novidades da programação do Portugal 2020 está na utilização de Instrumentos Financeiros (IF) em áreas de política pública em que não é comum a sua mobilização.

 

Quaternaire Portugal ganhou o concurso público de avaliação

ex-ante dos IF para os domínios da inovação social, dos apoios ao microempreendedorismo e à criação do próprio emprego e dos apoios de crédito a estudantes do ensino superior, que constituem os de maior novidade no histórico de programação em Portugal.

 

Sublinha-se nesta breve nota a capacidade da Quaternaire Portugal para desenvolver abordagens inovadoras na estimação de falhas de mercado, défices de investimento e financiamento e de efeitos de alavancagem, avaliando assim os fundamentos e a exequibilidade de mobilização de IF para os domínios considerados. Essa inovação tem de ser compreendida num quadro em que não abundam os referenciais metodológicos da própria Comissão Europeia para o realizar. A programação de IF nestes domínios está fortemente dependente dos resultados da avaliação ex-ante pelo que mais se justifica sublinhar a valia do trabalho da Quaternaire Portugal.

PROJETOS E POLÍTICAS CULTURAIS

A Quaternaire Portugal desenvolveu, por encomenda do Atelier 15 – Arquitectos, Lda., o Estudo de Valorização de Bens Patrimoniais da Águas do Porto, EM. Esta empresa é herdeira e detentora de um conjunto de infraestruturas que constituem um património de significativo valor e interesse histórico-cultural, estando atualmente parte dele desafetado do seu funcionamento regular.

Neste sentido, foi lançado o desafio de se proceder ao seu levantamento e avaliação, tendo em vista identificar condicionantes e potencial de uso. Concluído um aturado trabalho de realização de visitas de terreno e de análise de documentação escrita e desenhada, foi proposta à Águas do Porto uma estratégia global de valorização e divulgação conjunta deste património.

 

Esta estratégia visa tornar esse património acessível à fruição pública, promovendo maior conhecimento público da história e responsabilidade social da empresa e contribuindo para a afirmação do tema da água e do seu valor estratégico. Procura igualmente melhorar a sua inserção nas ofertas culturais, de lazer e turísticas da cidade do Porto. Foram ainda estudados outros elementos para a concretização desta estratégia, incluindo a definição de aspetos preliminares sobre o modelo de gestão e de programação e para a identificação de oportunidades de financiamento.

Central de Nova Sintra (Porto)

A equipa dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez desenvolveu os estudos prévios de arquitetura para três espaços patrimoniais da empresa – os Mananciais de água de Paranhos (Arca d’Água), lavadouro e parte da rede subterrânea; os Reservatórios da Pasteleira (desativados); parte do subterrâneo de Rio de Vila (entre a rua Mouzinho de silveira e o largo de São Domingos) –, condição para a Águas do Porto avançar com a concretização de algumas destas propostas.

Foi recentemente encetada uma colaboração da Quaternaire Portugal com a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, com o objetivo de ser prestado apoio técnico na identificação de oportunidades de financiamento, nacional, europeu ou internacional, para o desenvolvimento de novos projetos e para atividades artísticas e culturais que esta instituição já promove.

Partindo de uma leitura estratégica da intervenção da Escola, particularmente em atividades não académicas, o trabalho visa reforçar as capacidades da instituição em matéria da utilização de programas de financiamento disponíveis, incluindo no reforço da sua inserção em redes (nomeadamente europeias).

Foi concluído pela Quaternaire Portugal o Programa Operacional de suporte ao desenvolvimento e dinamização do produto turístico “Património da Humanidade no Alentejo”.

O projeto visa reforçar a capacidade de afirmação destes Bens, não apenas pela grande qualidade artística, patrimonial e simbólica, mas também pela qualidade dos serviços prestados aos visitantes. Esta aposta constitui hoje um aspeto-chave para tornar estes destinos mais competitivos no mercado turístico global, nomeadamente no segmento de touring cultural.

 

Neste projeto, a equipa da Quaternaire Portugal trabalhou em articulação com os agentes públicos e privados que operam neste território, de forma a consolidar um produto turístico integrado e a aumentar o nível de confiança e satisfação de visitantes e turistas, sem deixar de acautelar a integridade dos bens patrimoniais e os benefícios para as comunidades locais.

MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas

EMPREGO, COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Respondendo ao desafio de territorialização das políticas públicas de apoio à empregabilidade e combate ao desemprego, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado está a preparar, com o apoio técnico da Quaternaire Portugal, o seu Pacto Territorial para a Empregabilidade do Cávado.

Baseado na cooperação interinstitucional nos domínios da educação, formação e emprego e nas ações integradas de âmbito supramunicipal, o Pacto conta já com um primeiro projeto: o Diagnóstico Regional de Necessidades de Qualificação. As metodologias acionadas e o envolvimento dos agentes locais e regionais têm produzido resultados meritórios, que antecipam que o Pacto pode vir a constituir-se como um importante instrumento na estratégia de desenvolvimento do território e na cooperação institucional. De facto, a mobilização e o diálogo entre os agentes regionais e locais tem sido um aspeto marcante dos trabalhos, que envolvem as autarquias, os atores das áreas do emprego, educação e formação, as associações empresariais e os empregadores e outros atores sociais com relevo.

Seminário “Estratégias de Internacionalização da Fileira Agroalimentar”, realizado a 11 de junho de 2015 na Feira Agrícola de Santarém, onde foram apresentados o balanço  e os resultados preliminares da avaliação externa realizada pela Quaternaire Portugal ao projeto “Sabores de Portugal”

O projeto “Sabores de Portugal”, cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional e enquadrado nos Sistemas de Incentivos aos Investimentos das Empresas, em concreto no SI Qualificação PME – Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, foi a primeira experiência da Confederação dos Agricultores de Portugal no desenvolvimento de projetos conjuntos de participação de PME da fileira agroalimentar em exposições internacionais com vista ao apoio à sua internacionalização.

 

O projeto, executado durante 18 meses no período que decorreu entre janeiro de 2014 e junho de 2015, apoiou 105 empresas nacionais por via da organização de participações coletivas das mesmas em 12 exposições internacionais do setor agroalimentar abrangendo 7 mercados internacionais distintos (Rússia, Espanha, Brasil, Colômbia, França, Bélgica e EUA).

O exercício de avaliação externa do projeto “Sabores de Portugal”, realizado pela Quaternaire Portugal, centrou-se na análise dos resultados previsíveis e não previsíveis alcançados e na realização de uma reflexão crítica sobre o quadro global de execução do Plano de Ação que permitiu apresentar recomendações visando a melhoria de resultados.

PLANEAMENTO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

Os Planos de Pormenor das Zonas Balneares dos Anjos e Praia Formosa, em Vila do Porto (Santa Maria, Açores) foram aprovados pela Assembleia Municipal, tendo sido publicados no passado dia 19 de outubro no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, ao fim de 4 anos de sessões de trabalho e discussão e elevada participação pública.

Praia Formosa (ilha de Santa Maria)

Estes planos – os quais constituem uma orientação estratégica do Plano de Ordenamento da Orla Costeira da Ilha de Santa Maria - incidem sobre duas zonas privilegiadas da ilha, do ponto de vista ambiental e paisagístico e visam fundamentalmente o desenvolvimento de um modelo urbano sustentável compatível com as vulnerabilidades ambientais que caracterizam estas duas zonas balneares, de grande importância para o sector do turismo no município.

A Discussão Pública da Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Lourinhã, cuja coordenação é partilhada entre o Município da Lourinhã e a Quaternaire Portugal (projeto iniciado em 2012), decorreu durante o mês de agosto e foi amplamente participada, com diversas sessões públicas de apresentação do Plano e cerca de 300 participações escritas.

A Quaternaire Portugal colaborará com o Município da Lourinhã na ponderação do processo de discussão pública e na produção da versão final do Plano que se perspetiva ser aprovada em Assembleia Municipal até o final do presente ano. O PDM da Lourinhã é um dos primeiros PDM a ser revisto à luz do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo e, simultaneamente, à luz na nova Lei de Bases da Politica de Solos, Ordenamento do Território e Urbanismo.

Vista panorâmica da ilha do Corvo

A Quaternaire Portugal está a elaborar a revisão do Plano Diretor Municipal do Corvo (Açores) cujo processo foi retomado pelo atual Executivo Municipal após 15 anos desde o início da revisão do plano.

O carácter prioritário deste trabalho decorre do reconhecimento da importância estratégica de ter um instrumento de ordenamento do território atualizado, capaz de responder aos desafios de desenvolvimento económico, social e ambiental e que permita uma gestão do território eficaz e eficiente.

 

Os trabalhos encontram-se na fase de Avaliação e Diagnóstico / Proposta Preliminar que inclui um pré-modelo de ordenamento sustentado em quatro eixos de desenvolvimento: i) A consolidação do núcleo urbano de Vila do Corvo; ii) a construção de um modelo de desenvolvimento do espaço rural; iii) a constituição de um sistema de proteção e valorização ambiental e cultural e iv) a promoção da sustentabilidade das redes de infraestruturas e equipamentos.

Foi concluída no mês de julho a proposta de elaboração da legislação de suporte à Elaboração e Implementação dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira de Cabo Verde.

Este trabalho, encomendado pelo Ministério das Infraestruturas e Economia do Mar de Cabo Verde, foi adjudicado à Quaternaire Portugal na sequência de um concurso público internacional, tendo-se iniciado em fevereiro do presente ano. O estudo desenvolveu-se em duas fases, tendo sido acompanhado por um Grupo de Trabalho nomeado para o efeito, constituído por representantes de entidades diversas da Administração Pública cabo-verdiana com relevância na Orla Costeira e presidido pela Sr.ª Ministra das Infraestruturas e Economia do Mar.

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

O Plano de Ação e Desenvolvimento dos Recursos Endógenos (PADRE) é um instrumento de planeamento lançado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Algarve 2014-2020 para enquadrar e integrar num referencial regional único as Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) e os respetivos Planos de Ação submetidos aquele PO Regional pelos GAL protagonistas das três DLBC rurais constituídas no Algarve (Costa Vicentina, In Loco e Baixo Guadiana).

Este documento integrador é sobretudo um quadro de referência dos investimentos públicos municipais e intermunicipais que completarão as referidas estratégias de desenvolvimento local. Trata-se de um instrumento de planeamento inovador no plano do desenvolvimento local e é com orgulho que a Quaternaire Portugal inscreve o seu trabalho na sua concretização.

Está em vias de conclusão o trabalho de elaboração do Plano Estratégico de Loulé, em cuja metodologia se destaca a forte interação entre a equipa técnica da Quaternaire Portugal e as estruturas política e técnica da Câmara Municipal e a territorialização do Plano em função da cobertura de um conjunto de unidades territoriais no concelho de Loulé: o litoral turístico, o triângulo urbano concelhio formado por Loulé Cidade – Almancil e Quarteira, o território do barrocal e o território serrano e de baixa densidade.

Não é comum num Plano Estratégico concelhio desenvolver-se a interação entre questões temáticas e setoriais e unidades territoriais pertinentes de planeamento. Essa inovação consta do trabalho da Quaternaire Portugal.

Na sequência da elaboração do Plano Intermunicipal de Alinhamento com a Estratégia Algarve 2014-2020 que a Quaternaire Portugal coordenou para a Associação de Municípios do Algarve – hoje Comunidade Intermunicipal do Algarve AMAL –, esta entidade solicitou à Quaternaire Portugal a formulação de uma estratégia de posicionamento.

A AMAL é a única Comunidade Intermunicipal do país cujo território coincide com o da NUTS II (região do Algarve), o que lhe atribui inequívoca singularidade. A estratégia de posicionamento visa determinar o posicionamento estratégico da instituição no sistema de atores da Região, identificar e propor o conjunto de projetos e de iniciativas que podem corporizar o referido posicionamento e uma afirmação regional mais proactiva. Visa também determinar as necessidades de capacitação técnica, humana e organizacional para cumprir esses objetivos. Com este trabalho, a Quaternaire Portugal aprofunda a sua metodologia de planeamento estratégico organizacional.

Sessão de reflexão com entidades locais sobre posicionamento institucional da AMAL, 28 de outubro de 2015

A Quaternaire Portugal concluiu no mês de outubro de 2015 o estudo de atualização do diagnóstico estratégico dos vinhos da Região Demarcada do Douro contratualizado com a AEVP.

Neste trabalho, é sobretudo relevante assinalar o confronto que nele é realizado entre as diferentes manifestações de um período de forte notoriedade da RDD, sobretudo a nível da imprensa internacional especializada e do reconhecimento da excelência dos seus vinhos Premium e a permanência de alguns constrangimentos estruturais identificados através de análises estatísticas exaustivas e rigorosas. Um conjunto de entrevistas a um conjunto representativo de atores empresariais na RDD completa este estudo de atualização.

Está em fase de conclusão o processo de aprovação da estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural do Alto Tâmega 2020, que será gerido por um Grupo de Ação Local (GAL) liderado pela ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.

A Quaternaire Portugal prestou assistência técnica às duas fases do projeto: constituição e acreditação do GAL e montagem da estratégia de intervenção e programa de ação. O DLBC mobilizará apoios financeiros destinados ao desenvolvimento rural (FEADER), à valorização do território (FEDER) e ao empreendedorismo e apoio à criação de emprego em áreas rurais (FSE e FEDER).

O Plano Estratégico para o Turismo de Mafra foi apresentado ao Conselho Municipal de Turismo no passado dia 4 de Novembro de 2015, assinalando a conclusão do estudo que procedeu à revisão do plano anterior, desenvolvido pela Quaternaire Portugal

em 2007.

Palácio Nacional de Mafra

O Plano visa orientar a atuação do município e dos agentes locais em torno de uma Estratégia de afirmação de Mafra enquanto destino turístico, à luz do atual contexto mundial e nacional. Foram elaboradas propostas de intervenção de qualificação da oferta turística de Mafra, incluindo projetos de diferenciação da oferta turística, comunicação e promoção, articulação e captação de investimento.

 

O estudo foi realizado em estreita colaboração com a equipa técnica da Câmara Municipal e com o Conselho Municipal de Turismo, no qual estão representadas as principais entidades e intervenientes da atividade turística do município.

PROJETOS E POLÍTICAS URBANAS

No quadro das políticas urbanas, a Quaternaire Portugal mantém a sua aposta no domínio específico da reabilitação urbana, continuando a desenvolver os Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana (PERU) para a ARU do Centro Urbano de Vila Nova de Famalicão (ARU entretanto publicada em sede de Diário da República), para as ARU da Vila de Arouca, de Escariz‑Fermedo e de Alvarenga, ambas no concelho de Arouca (já publicadas em Diário da República) e para as ARU de Matosinhos e de Leça da Palmeira (recentemente publicadas em Diário da República).

Limite das Áreas de Reabilitação Urbana de Matosinhos

Entretanto, e na sequência da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Braga (PEDU Braga 2020), a Quaternaire Portugal tem em curso o processo de redelimitação e fundamentação da ARU de Braga Sul e de delimitação das ARU de Braga Norte e de Braga Nascente. Finalmente, demos início a uma assessoria técnica ao Município da Póvoa de Lanhoso no processo de delimitação da Área de Reabilitação Urbana da vila da Póvoa de Lanhoso e na definição do respetivo programa estratégico. Esta assessoria contempla ainda o apoio à elaboração do Plano de Ação para a Reabilitação Urbana, no âmbito dos instrumentos da política de cidades do Portugal 2020.

A Quaternaire Portugal está envolvida nos trabalhos de preparação da Agenda Urbana do Eixo Atlântico, que esta Associação de Municípios transfronteiriça lançou recentemente. Decorre, até final de 2015, a fase de conceção, discussão e aprovação do quadro de referência da Agenda, que será desenvolvida entre 2016 e 2017.

Neste contexto, a Quaternaire Portugal assegura a coordenação do eixo de trabalho designado como Sistema Urbano Organizado: o Novo Território, que se declina nos seguintes âmbitos:

  • A coesão territorial interna na Euro-região.
  • Áreas funcionais: a matriz de ordenamento do novo território.
  • Um planeamento urbano para cidades atrativas, dinâmicas e integradoras.
  • Intermodalidade e conectividade nos sistemas de transportes e comunicações.
  • Novos modelos para acessibilidade a serviços urbanos.

ATIVIDADE

PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

POLÍTICAS PÚBLICAS, ECONOMIA E SOCIEDADE

António Manuel Figueiredo participou nesta obra coletiva coordenada e editada pelos Professores Paulo Neto e Maria Manuela Serrano da Universidade de Évora, com um artigo intitulado “Políticas públicas de inovação e internacionalização: falhas de mercado, governança e territórios pertinentes” editora Nexo Literário, Lisboa. Este trabalho prolonga e aprofunda trabalhos anteriores sobre a territorialização da política pública de inovação.

Capa de Políticas Públicas, Economia e Sociedade (coord. Paulo Neto e Maria Manuela Serrano).

PUBLICAÇÃO DO REFERENCIAL DO PROFESSOR DO ENSINO PROFISSIONAL – GRUPO EFDS

Foi recentemente publicado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional o Estudo de Base relativo ao desenvolvimento do Referencial de Competências e de Formação para o Professor/Formador do Ensino Profissional. O estudo foi realizado pela Quaternaire Portugal e nele se desenvolve uma proposta de referencial de competências para a qualificação e certificação de professores/formadores do ensino profissional e a correspondente proposta de referencial de formação.

Estes dois instrumentos procuram suportar uma estratégia de qualificação dos professores do ensino profissional que contribua para reforçar a capacidade de estes responderem aos desafios que se colocam ao ensino profissional e, em particular, a aperfeiçoar as suas competências pedagógicas e didáticas em contextos de ensino-aprendizagem profissionalizantes. O desenvolvimento do estudo foi apoiado por um amplo processo de recolha de informação junto de professores, escolas e peritos e inclui uma análise de boas práticas internacionais.

THE EUROPEAN SOCIAL MODEL IN CRISIS – IS EUROPE LOSING ITS SOUL?

Juntamente com a sua colega da Faculdade de Economia do Porto Maria Pilar González, António Manuel Figueiredo assina nesta obra coletiva, coordenada por Daniel Vaughan-Whitehead da ILO e publicada conjuntamente pela ILO e pela prestigiada editora Edward Elgar de Londres um artigo designado de “The European Social Model in a Context of Crisis and Austerity in Portugal”. Presentemente, este trabalho, agora reforçado com a participação de Luís Delfim Santos (Faculdade de Economia do Porto) e Hugo Figueiredo (Universidade de Aveiro), deu origem a um novo artigo designado de “Still holding on? Inequality, labour market and middle-income groups in Portugal”, que será também publicado em obra coletiva a publicar em 2016 pela Edward Elgar.

Pormenor da capa de The European Social Model in Crisis - Is Europe Losing its Soul? (coord.  Daniel Vaughan-Whitehead)

AFIRMAR O FUTURO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PORTUGAL

Foram recentemente publicadas, em dois volumes, as Atas da Conferência Afirmar o futuro: políticas públicas para Portugal, que decorreu na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre 6 e 7 de Outubro de 2014. Comissariada por Viriato Soromenho-Marques, e organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o Institute of Public Policy Thomas Jefferson-Correia da Serra, esta conferência pretendeu suscitar uma reflexão crítica acerca do contexto atual e dos desafios que este coloca às políticas públicas, num momento de crise que o país e a Europa atravessam.

Imagem gráfica da  Conferência e Publicação Afirmar o futuro: políticas públicas para Portugal

Reunindo um amplo painel de especialistas (economistas, geógrafos, sociólogos, entre outros), oriundos na sua maioria do meio académico nacional, esta publicação reúne um conjunto de artigos que abordam um leque diversificado de temas relacionados com a formulação de políticas públicas na atualidade. Entre estes artigos, que consolidam as comunicações orais apresentadas publicamente, salientamos os contributos dos três Administradores Executivos da Quaternaire Portugal.

 

Assim, António Manuel Figueiredo e Elisa Pérez Babo assinam um artigo intitulado “Territorialização das Políticas: Inovação e Cultura”, no âmbito do qual procuram explorar o conceito de territorialização das políticas públicas, aplicando-o ao contexto português. Exploram, em particular, os domínios da inovação e da cultura, com a apresentação do estado da arte em cada uma das áreas, uma análise dos principais desafios que se colocam ao sistema de políticas públicas e de governação e a formulação de um conjunto de propostas para uma nova agenda para a territorialização das políticas públicas em Portugal (considerando aspetos transversais e específicos).

 

Ana Barroco, por seu turno, contribui apresentando um comentário ao capítulo “O território e as cidades em Portugal. Filhos de um deus menor?”, elaborado pelos investigadores e professores universitários João Seixas (ICS-UL) e Teresa Sá Marques (CEGOT-FLUP). É a partir das reflexões destes dois geógrafos, mas também da sua experiência no domínio das políticas e projetos de ordenamento de território, que Ana Barroco constrói o seu argumento, reivindicando que este novo ciclo de políticas públicas, que agora se inicia, seja capaz de privilegiar as complementaridades entre territórios e apostar na construção de redes, tendo em vista o reforço da sua competitividade e coesão.

 

A publicação das Atas da Conferência Afirmar o futuro: políticas públicas para Portugal, em dois volumes, encontra-se disponível para aquisição em www.montra.gulbenkian.pt e na própria loja da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

PARTICIPAÇÃO PÚBLICA

O Presidente do Conselho de Administração da Quaternaire Portugal, António Manuel Figueiredo, participou no IX Encontro Nacional de Planeadores do Território, integrado nesta Conferência Internacional, com uma comunicação “Uma perspetiva de desenvolvimento para os territórios interiores” centrada nos seguintes tópicos: (i) o olhar do desenvolvimento sobre estes territórios; (ii) alguns números; (iii) a desconstrução do rural e as implicações para o planeamento territorial; (iv) esvaimento demográfico e não reprodução do entrepreneurship; (v) confronto de dois modelos: Built it and they will come versus Let them come and they will build it (Paul Romer).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL «MEANINGS OF THE RURAL – BETWEEN SOCIAL REPRESENTATIONS, CONSUMPTIONS AND RURAL DEVELOPMENT STRATEGIES»

O Presidente do Conselho de Administração da Quaternaire Portugal, António Manuel Figueiredo, apresentou no Porto, na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras, em Setembro, a obra recentemente publicada pela Gradiva “A Demografia e o País - Previsões Cristalinas sem Bola de Cristal” de autoria dos Professores Eduardo Anselmo Castro, José Manuel Martins e Carlos Jorge Silva da Universidade de Aveiro, numa sessão que teve também a participação do Professor Joaquim Azevedo e do Eng.º Rui Sá.

A DEMOGRAFIA E O PAÍS - PREVISÕES CRISTALINAS SEM BOLA DE CRISTAL

A Quaternaire Portugal voltou a marcar presença na Semana da Reabilitação Urbana do Porto, organizada pela Vida Imobiliária e a Promevi, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Porto Vivo SRU, que decorreu no Ateneu Comercial do Porto entre os dias 26 e 31 de outubro.

 

Elisa Pérez Babo, enquanto coordenadora técnica do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Porto, interveio no debate “Novos horizontes para a reabilitação urbana do Porto”, realizado no dia 30 de outubro, tendo a moderação ficado a cargo de Daniel Miranda.

PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO DO CEDEFOP SOBRE RESULTADOS DE APRENDIZAGEM – GRUPO EFDS

A Quaternaire Portugal foi convidada a participar no Policy Learning Forum on defining and writing of learning outcomes for VET qualifications, organizado pela CEDEFOP. Este Fórum inaugura uma nova estratégia de dinamização de redes de aprendizagem mutua por parte do CEDEFOP e inclui-se na estratégia de reforço do apoio aos estados membros no desenvolvimento de políticas inovadoras. O reforço do paradigma dos resultados de aprendizagem nas políticas de educação e formação profissional constitui uma prioridade assumida em conjunto pelo CEDEFOP e a Comissão Europeia e está inscrita nos documentos estratégicos que orientam as políticas de qualificação na União Europeia.

 

A Quaternaire Portugal foi convidada a participar na reflexão promovida tendo em conta a experiência que tem vindo a desenvolver neste domínio, em particular a que resultou do trabalho desenvolvido no âmbito do setor do turismo.

SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO 2015

Debate “Novos horizontes para a reabilitação urbana do Porto”, realizado no Ateneu Comercial do Porto, a 30 de outubro de 2015.

ALTO TÂMEGA EMPREENDE

O evento Alto Tâmega Empreende 2015 realizou-se em Chaves, entre 17 e 20 de setembro, integrando um conjunto de debates e a apresentação de experiências de empreendedorismo na região. Os temas em destaque foram o desenvolvimento rural, a juventude e a cooperação. A Quaternaire Portugal esteve presente, através de Lurdes Cunha e Artur Costa, que moderou os painéis dedicados ao desenvolvimento rural realizados ao longo do dia 18.

 

Mais informação aqui.

Debate moderado por Artur Costa, realizado no âmbito do evento “Alto Tâmega Empreende”, em Chaves, a 18 de setembro de 2015.

CONFERÊNCIA IATM – INTERNATIONAL ASSOCIATION OF TRANSPORT AND COMMUNICATIONS MUSEUMS

O consultor-coordenador da Quaternaire Portugal, José Portugal, participou na 40ª Conferência IATM que decorreu no Museu dos Transportes e Comunicações entre 28 de Junho e 1 de Julho. Teve a seu cargo a Conferência de abertura da Sessão 1 – “Museum sustainability” com o tema “Visions for sustainability”.

Pormenor da imagem gráfica da 40ª Conferência IATM (Porto, 2015

PARTICIPAÇÃO PÚBLICA

PLANOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Considerando as prioridades de intervenção enunciadas no quadro da estratégia “Cidades Sustentáveis” e convocando os instrumentos de política orientados para a qualificação e reabilitação do ambiente urbano, foi lançado, em julho passado, o Convite para a apresentação de candidaturas dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU) destinados aos Centros Urbanos de nível superior, nos Programas Operacionais Regionais do Norte, Centro, Lisboa e Alentejo.

Os PEDU apenas eram exigidos para os Municípios que pretendessem mobilizar as Prioridades de Investimento 4.5, 6.5 e 9.8, formuladas no âmbito do Acordo de Parceria 2014-2020, tendo em vista a realização projetos ao nível, respetivamente, da mobilidade urbana, da regeneração urbana e da integração das comunidades desfavorecidas. Estes Planos constituem, por sua vez, o suporte para a negociação destes Municípios com as Autoridades de Gestão dos respetivos Programas Operacionais, tendo em vista a contratualização de um plano de investimentos, bem como das suas metas e resultados a atingir.

 

A experiência já reconhecida da Quaternaire Portugal em matéria das políticas urbanas e a sua capacidade de mobilizar equipas de parceiros (consultores individuais e outras empresas, designadamente a SOPSEC, SA) com competências complementares permitiu à empresa organizar uma significativa resposta neste mercado. Deste modo, foram desenvolvidos os trabalhos correspondentes à primeira fase de elaboração e submissão das candidaturas dos PEDU de Arouca, de Braga, de Guimarães (em parceria com a Geoatributo), de Mangualde, do Porto, de Santo Tirso, de Vila Nova de Famalicão, e foi dado ainda apoio técnico à equipa da Câmara Municipal de Matosinhos.

 

Estes processos encontram-se atualmente na fase de avaliação dos Planos por parte das respetivas Autoridades de Gestão, após o que se seguirá uma fase final de negociação com vista à respetiva contratualização. A Quaternaire Portugal mantém igualmente o apoio aos Municípios proponentes nesta fase de avaliação e negociação.

 

Paralelamente, e porque se aguardam entretanto novos Avisos para apresentação de candidaturas à elaboração dos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU) para os Municípios com Centros Urbanos de nível complementar e de Planos de Ação Integrados para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD), no caso dos Programas Operacionais do Alentejo e do Algarve, a Quaternaire Portugal, considerando o seu know-how no que se refere às políticas urbanas e a experiência já desenvolvida nos PEDU, está em vias e disponível para encetar novos trabalhos com outros Municípios.

 

Por último, convém realçar que o facto de os PARU (sejam ou não inseridos em PEDU) incidirem obrigatoriamente em espaços que se inscrevam dentro de Áreas de Reabilitação Urbana (de acordo com os pressupostos estabelecidos no regime jurídico da reabilitação urbana), aprovadas ou em curso de aprovação, pode justificar um trabalho articulado e simultâneo de elaboração dos respetivos Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana (PERU) para as Operações de Reabilitação Urbana (conforme obrigação legal de elaboração num período de três anos após aprovação da ARU). Neste caso, a Quaternaire Portugal entende que a sua metodologia de trabalho já testada em diversos PERU – Braga, Chaves, Maia, Matosinhos, entre outros – poderá trazer benefícios em termos de economias de escala e de eficácia de utilização de recursos dos Municípios envolvidos.

PRÉMIO REGIOSTARS PARA A EUROCIDADE CHAVES-VERÍN

NOTÍCIAS

Os prémios europeus RegioStars foram instituídos pela Comissão Europeia para distinguir os projetos mais inspiradores e inovadores apoiados por fundos da política de coesão europeia. O projeto luso-espanhol da Eurocidade de Chaves-Verín venceu, em 2015, na categoria de Citystar - transformar as cidades para enfrentarem os desafios do futuro. O júri considerou que este projeto demonstra “que a integração institucional, económica, social e cultural de duas cidades transfronteiriças é possível e gera benefícios reais para os seus cidadãos”.

 

A Eurocidade da Água é, hoje, uma realidade em plena consolidação, tendo a sua génese numa iniciativa dos dois Municípios e da Associação Eixo Atlântico, que foi plasmada na elaboração, em 2008, da respetiva Agenda Estratégica. A Quaternaire Portugal, que assegurou o apoio técnico a essa Agenda, integrando uma equipa transfronteiriça de consultoria, felicita os responsáveis técnicos e políticos que transformaram as propostas em realidade.

Ação de promoção da Eurocidade Chaves-Verín

WORKSHOP “ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE PLANOS TERRITORIAIS – QUESTÕES OPERATIVAS SUSCITADAS PELO NOVO QUADRO JURÍDICO DAS POLÍTICAS DE SOLOS, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E URBANISMO.”

A Quaternaire Portugal participou no dia 19 de outubro numa sessão de debate promovida pela Associação de Urbanistas Portugueses, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, dedicada à discussão das principais dúvidas e novidades decorrentes da entrada em vigor de um conjunto de diplomas legais que se traduzem numa mudança substancial na atividade do ordenamento territorial e planeamento urbano, atividade esta que constitui uma área de atividade importante na empresa. No workshop estiveram presentes técnicos de diversos municípios e de empresas de operam nesta área de atividade, tendo sido discutidas possíveis formas de interpretação e de resposta a aspetos novos da lei, assim como as consequências destas mudanças nos processos de planeamento em curso. Com este debate, ficou claro que a mudança operada requer ainda um grande esforço de adaptação e de inovação por parte das equipas e que os momentos de encontro e discussão como o que se realizou são de extrema importância para a evolução da prática.

PROCESSO DE CONVERGÊNCIA/DIVERGÊNCIA DAS REGIÕES PORTUGUESAS: O CASO DAS REGIÕES NORTE E CENTRO

A Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (CE), tendo presente as conclusões de estudos recentes que demonstram o processo de divergência de algumas regiões face à média da UE-28 com consequências no aumento das disparidades regionais na União Europeia, decidiu desenvolver, em parceria com as Autoridades Nacionais por via da AD&C, uma análise centrada em duas regiões portuguesas que permita identificar os fatores chave para o crescimento e investimento a nível regional, e os principais estrangulamentos ao processo de convergência, com impactos na eficácia da Política de Coesão. Tendo presente o perfil de divergência no crescimento das regiões portuguesas, optou-se por estudar em profundidade as regiões Norte e Centro.

 

Foram identificadas as seguintes questões-chave:

i) Qual o impacto das alterações do quadro macroeconómico no crescimento e investimento?

ii) Qual a evolução das reformas estruturais e seu impacto no crescimento e investimento nas regiões? (mercado de trabalho, educação, fiscalidade, saúde, pensões, …)

iii) Qual o impacto da qualidade da administração pública no crescimento e investimento nas regiões?

 

Esta reflexão teve como ponto de partida uma primeira visita de uma delegação da Comissão Europeia, realizada em Lisboa, Coimbra e Porto, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2015.

 

No primeiro dia da visita foram debatidas questões transversais associadas às dinâmicas regionais, à governação e à evolução do quadro macroeconómico, tendo o Presidente do Conselho de Administração da Quaternaire Portugal, António Manuel Figueiredo, sido convidado a participar no painel relativo à governação, que decorreu no dia 26, nas instalações da AD&C, em Lisboa.

Download PDF Newsletter

A Quaternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento SA foi criada em 1990 e presta serviços diversificados nos domínios da avaliação, da cultura, do emprego, competências e formação profissional, do planeamento e ordenamento do território, do planeamento estratégico, das políticas urbanas.

 

Organizada em torno de uma abordagem multidisciplinar e integrada ao desenvolvimento de territórios e à capacitação de organizações privadas e públicas, a Quaternaire Portugal privilegia a conceção de soluções à medida das necessidades específicas de clientes e a produção e a difusão de conhecimento estratégico pertinente.

 

Tem uma rede de acionistas com experiência profissional e curriculum científico prestigiados nacional e internacionalmente e um corpo regular e flexível de consultores externos em domínios de consultoria muito diversificada que completam e interagem com uma equipa interna permanente pluridisciplinar e com crescente qualificação.

--

Matosinhos

Rua Tomás Ribeiro, 412 – 2o

4450-295 Matosinhos Portugal

Tel (+351) 229 399 150

Fax (+351) 229 399 159

 

--

Lisboa

Av. 5 de Outubro, 77 – 6oEsq

1050-049 Lisboa Portugal

Tel (+351) 213 513 200

Fax (+351) 213 513 201

 

© Copyright Quaternaire Portugal. Todos os Direitos Reservados.